miércoles, 28 de septiembre de 2011

Otros Caminos

Rota litorânea em Brasil que recria caminho jesuíta começa com 52 peregrinos




Sao Paulo.- Ao menos 52 peregrinos partiram nesta quarta-feira (14) de Peruíbe em uma caminhada de 145 km rumo a Bertioga, no litoral paulista. A previsão é que a viagem dure uma semana. O trajeto faz parte da rota "Passos dos Jesuítas - Anchieta". A rota é a primeira do projeto "Caminha São Paulo" (www.caminhasaopaulo.com.br), que deve lançar em dois anos outros três trajetos de temática jesuíta e quatro bandeirantes.


O Litoral de São Paulo ganhou mais um atrativo turístico com a inauguração da rota Passos dos Jesuítas-Anchieta, inspirada nos caminhos percorridos pelos jesuítas na segunda metade do século XVI, com destaque para o poeta,professor e historiador José de Anchieta


O governador Geraldo Alckmin tem inaugurado no Entreposto de Pesca, em Peruíbe, a primeira ação do projeto Caminha São Paulo: a rota “Passos dos Jesuítas – Anchieta”. Trata-se de um caminho de peregrinação e contemplação pelo litoral paulista que vai de Peruíbe a Ubatuba, envolvendo 360 km. Nesse momento, será disponibilizada a etapa Peruíbe-Bertioga, que termina no Forte São João e tem 140 Km.
Um dos destaques do evento de inauguração foi a participação do ator Nuno Leal Maia, que interpretará o jesuíta homenageado em um ato teatral e percorrerá um trecho do caminho. Também confirmaram a participação no evento o casal Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli, que recentemente lançaram o filme “Onde Está a Felicidade”. A produção, dirigida por Riccelli e estrelada por Bruna, fala sobre uma apresentadora de programa que resolve partir em peregrinação pelo caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, procurando a verdadeira felicidade.
O caminho possui uma rota alternativa, que começa em Cubatão, e diversas outras naturais que permitem ao turista conhecer diversos pontos históricos da região. Tudo sempre indicado por placas e avisos, que permitem que o visitante faça seu passeio ou sua peregrinação com segurança e precisão.
Para participar, basta se inscrever no portal www.caminhasaopaulo.com.br, lançado junto com o projeto. Na inscrição, o caminhante recebe um código de barras para ser trocado por um cartão inteligente em um dos postos de troca. Esses postos serão instalados, normalmente, nas secretarias municipais e postos de informação turística das cidades participantes.
O cartão servirá como identificação para que o caminhante receba descontos em pousadas e restaurantes. Ele contém um chip que, ao ser passado por pórticos eletrônicos espalhados pela rota oficial, registra a passagem na página pessoal do usuário no site. Essa página terá um espaço em que o usuário poderá escrever relatos, publicar fotos e compartilhar sua experiência com outros participantes do Caminho.
Registrada a passagem do viajante por ao menos 12 pórticos, o site gera, automaticamente, um certificado on-line para ser impresso no portal: o “Jesuit Magna”. Além disso, durante a caminhada, os parentes e amigos podem ter acesso aos locais por onde o andarilho passou, por meio de sua página personalizada e os registros feitos pelo cartão inteligente.
O portal também vai ter produtos à venda na “Loja do Caminhante”, como bonés, camisetas anti-suor (dry-fit), mochilas, cajados, medallhões e até chapéus australianos. Tudo personalizado. Segundo o secretário de Turismo, Márcio França, em breve serão criadas outras rotas dentro do Caminha SP, mais focadas em cidades no interior. Os homenageados podem s
er o Borba Gato, o Padre Manoel da Nóbrega, o Fernão Dias, ou outras personalidades que contribuíram para o desbravamento de São Paulo.
“O Passos dos Jesuítas é uma redescoberta do litoral paulista e suas belezas. Todos os municípios participantes já estão se sensibilizando para aumentar seus produtos turísticos e atrair cada vez mais visitantes. É um incentivo à hotelaria, ao comercio e à integração da região do litoral como um todo”, diz o Secretário.


Segundo o secretário Márcio França, a expectativa é receber 10 mil pessoas ao ano e movimentar o comércio mesmo fora de temporada. (http://www.caminhasaopaulo.com.br/)

No hay comentarios:

Publicar un comentario