jueves, 7 de agosto de 2014

Historias del Camino

Homem percorre 800 km do Caminho de Santiago empurrando amigo cadeirante

Justin Skeesuck e Patrick Gray compartilharam notícias da viagem nas redes sociais

 
Justin e Patrick percorrem trecho do Caminho de Santiago (Foto: Reprodução/ Facebook)Justin e Patrick percorrem trecho do Caminho de Santiago (Foto: Reprodução/ Facebook)
Os amigos de infância Justin Skeesuck e Patrick Gray fizeram uma viagem inesquecível este ano. Os dois percorreram juntos cerca de 800 quilômetros do Caminho de Santiago. Com um detalhe: Justin vive em uma cadeira de rodas.
Foram cerca de dois anos planejando a viagem e no dia 30 de maio os dois chegaram à França, de onde começaram a peregrinação. De lá, foram seis semanas até concluir o trajeto, com vários desafios de acessibilidade, que eles mostraram em fotos postadas no Facebook. Eles criaram uma página chamada "I'll Push You" para falar sobre a viagem e arrecadar fundos. A ideia é usar o dinheiro para fazer um documentário sobre o caminho. Eles foram acompanhados durante a viagem por uma equipe que os filmou e os ajudou em alguns trechos.
Justin tinha 16 anos quando sofreu um acidente de carro que despertou uma doença autoimune. Aos poucos, perdeu o controle de seus braços e pernas. Mas nem por isso ele deixou de curtir a vida. Há vários anos, ele viaja pelo mundo e, por conta de sua experiência, tornou-se um consultor de acessibilidade e palestrante. Ele também divide o que aprende em suas viagens com outras pessoas com deficiência.
Justin e Patrick comemoram o final do caminho (Foto: Reprodução/ Facebook)Justin e Patrick comemoram o final do caminho (Foto: Reprodução/ Facebook)
Patrick, além de ser seu melhor amigo, tabém é enfermeiro. Por isso, dificilmente haveria alguém melhor para encarar a jornada com Justin. Além de conduzir a cadeira de rodas durante boa parte do caminho, ele também ajudou a dar o suporte necessário para as necessidades básicas.
"Queremos promover a saúde física, mental, emocional e espiritual. Através dessa viagem, vamos celebrar o espírito humano e o valor da amizade, criando oportunidades para transformações pessoais", escreveram os dois antes de embarcar.
Em um post após o final da viagem, os dois disseram que sentiram uma emoção muito grande ao chegar em Santiago de Compostela e reencontrar suas esposas. "Cruzamos a linha de chegada, mas sabemos que esse é só o começo e estamos animados com o que temos pela frente. O Caminho é diferente para cada um, único e cheio de desafios, mas há uma coisa que todos temos em comum. Todos superamos limites na vida ao ficarmos juntos, sendo a força um do outro e trabalhando em uníssono", diz o texto. Confira outras imagens que eles compartilharam pelas redes sociais:
Um trecho difícil de terra (Foto: Reprodução/ Facebook)
Um trecho difícil de terra (Foto: Reprodução/ Facebook)
A equipe que os acompanhou (Foto: Reprodução/ Facebook)
A equipe que os acompanhou (Foto: Reprodução/ Facebook)
Em outro trecho complicado, a cadeira precisou ser carregada (Foto: Reprodução/ Facebook)
Em outro trecho complicado, a cadeira precisou ser carregada (Foto: Reprodução/ Facebook)
Muita gente ajudou (Foto: Reprodução/ Facebook)
Muita gente ajudou (Foto: Reprodução/ Facebook)
Justin e Patrick (Foto: Reprodução/ Facebook)
Justin e Patrick (Foto: Reprodução/ Facebook)

No hay comentarios:

Publicar un comentario