lunes, 23 de abril de 2012

Camino Portugués


Peregrinos de Santiago podem trilhar 205 quilómetros entre Viseu e Chaves


Chaves.- Os 205,8 quilómetros do Caminho Português Interior de Santiago, entre Viseu e Chaves, estão prontos para serem trilhados a partir de terça-feira pelos peregrinos, que vão dispor de sinalética orientadora e de albergues.
Na fronteira de Portugal com Espanha, o Caminho Português Interior de Santiago vai fazer ligação a 179,5 quilómetros integrados na Via da Prata, em direção a Santiago de Compostela.
Dos 385 quilómetros a percorrer até Santiago de Compostela, em solo português os peregrinos passam pelos concelhos de Viseu (35,5 quilómetros), Castro Daire (36,6 quilómetros), Lamego (28,8 quilómetros), Peso da Régua (3,7 quilómetros), Santa Marta de Penaguião (15,3 quilómetros), Vila Real (22,9 quilómetros), Vila Pouca de Aguiar (24,8 quilómetros) e Chaves (38,2 quilómetros).
Os peregrinos seguem orientados por setas amarelas e, para descansar, podem contar com uma rede de albergues, encontrando instalações que os acolhem a cada 20/25 quilómetros, aproximadamente.
Este projeto intermunicipal de marcação e dinamização do Caminho Português Interior de Santiago teve como objetivo ampliar a rede internacional de Caminhos de Santiago e aumentar os visitantes no traçado do interior de Portugal.
“O percurso delineado aproxima-se do traçado original, em que não foi descurada a segurança e o conforto dos peregrinos, associados a uma ruralidade pró-ativa em valorizar o contacto com as gentes e com o património envolvente, tais como igrejas, alminhas, pontes e vias ancestrais, entre outros elementos identitários”, refere uma nota de imprensa.
No sentido inverso, o traçado tem utilização como caminho de peregrinação a Fátima, orientando-se os peregrinos por setas azuis.

No hay comentarios:

Publicar un comentario