domingo, 22 de abril de 2012

Testimonios Peregrinos


DEPOIS DE COMPOSTELA

Por Roberto Lima
Nossa vida é uma busca constante. Gastamos boa parte do nosso tempo e da nossa energia em projetos que nos preencham, que satisfaçam diferentes anseios e necessidades. Existem, porém, outros projetos que também vão tomando forma ao longo da vida, mas, que, absolutamente, não pensávamos neles até um tempo atrás. Eles acontecem assim: são ideias teimosas, possibilidades desafiadoras que não nos deixam em paz até que as encaremos!
Nesse ponto, você está irremediavelmente preso a um sonho e a ele se dedica até realizá-lo. Em junho de 2009 eu realizei um desses sonhos inéditos, que eu acalentava e para o qual me preparava há vários anos: percorri o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
A decisão mexeu com minha rotina: planejei a viagem com muita antecedência, cuidei de detalhes, fortaleci meu condicionamento físico e preparei com muita disciplina a minha bagagem. Essa viagem já faz parte da minha história, pois não se parece em nada com as outras que fiz, a passeio ou a trabalho, e, por isso mesmo, ela foi tão incrível.
O poeta Ivan Santtana escreveu que “viajamos porque dentro de nós há infinitas estradas”. E foi assim que, em 2009, chegou o meu momento de cruzar a Espanha inteira, de leste a oeste, na condição de peregrino: a pé, uma caminhada de quase 800 quilômetros de lama, pedra, chuva, asfalto, albergues, solidão, mas também oportunidade de conhecer novas e fascinantes pessoas do mundo inteiro.
E foram muitas as perspectivas que se abriram para mim durante e depois de percorrer o mesmo caminho que fizeram os discípulos de São Tiago ao levar seu corpo até as terras gaulesas, onde ele foi enterrado.
Foi uma grande aventura cumprida em exatos 32 dias de pura emoção, adrenalina, surpresas e experiências que mexeram com todos os meus sentidos e, porque não, foram definitivas em minha história de vida.Viver dias de peregrino foi algo desafiador e espetacular.
Depois de Compostela, não tenho mais dúvidas: o essencial é mesmo invisível aos olhos, pois só se vê bem com o coração. O Caminho para mim foi um brinde a plenitude do que é essencial nessa vida! Contemplar a criação de Deus. Perdoar (a mim e aos outros).
Aprendi que é preciso viver cada dia como se fosse o derradeiro e, por isso mesmo, único e especialíssimo. Durante o Caminho pude sorver as bênçãos das recordações e celebrar as delícias das novas amizades. Descobri a alegria de cada alvorecer e me emocionei com a serena chegada da noite.
O Caminho me fez renovar a alma, elevar o espírito e ser o mais bem aventurado dos homens somente por ter tomado um banho. Pude sorrir inteiro com um maravilhoso copo de água fresca, fui feliz assim como nunca imaginei possível... Não tenho mais dúvidas: só se vê bem com o coração. Percorrer esses 800 quilômetros me fez entender que: as bolhas nos pés sempre saram; que no meio do caminho existe gente que te ama mesmo você não entendendo a razão; que a promessa do amor de Deus é para todas as raças, línguas e nações e que não há por que eu me preocupar com o amanha, pois o caminho estará ali, para mim, para todos, basta continuar.

No hay comentarios:

Publicar un comentario