lunes, 12 de marzo de 2012

Avisos para Caminantes

Acacs/SP realizará o VI Encontro Nacional de Peregrinos


São Paulo.-Com o tema “Peregrinando, o Caminho Vive”, a Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (Acacs/SP) promoverá de 28 de abril a 1º de maio o VI ENAP Encontro Nacional de Peregrinos, no Centro de Convenções e Eventos de Águas de São Pedro, no Interior de São Paulo.
As inscrições podem ser feitas até 10 de março pela Internet, no endereço www.encontrodeperegrinos.blogspot.com.
Segundo Paulo Bertechini presidente da Acacs/SP, milhões de pessoas percorrem anualmente as várias rotas de peregrinação que levam a Santiago de Compostela, na Espanha, sendo a mais famosa conhecida como Caminho Francês, com cerca de 800 km, a partir de Saint Jean Pied de Port, na França.
Motivação não falta, afirma Bertenchini, ao elencar 10 boas razões para fazer o Caminho. Espiritual, em busca de um sentido para a vida. “Ao longo da estrada percorrida, a pessoa faz uma meditação, reza conforme a sua crença, procura fazer um encontro consigo mesma. Faz uma retrospectiva da sua vida buscando respostas e um sentido para ela. Para os católicos, a Caminho reserva uma série de igrejas. Ao percorrer o Caminho de Santiago como peregrino, a Igreja concede o perdão dos pecados. Muitos percorrem o Caminho como forma de penitência ou a fim de conseguir alcançar uma graça”.
Turismo, segundo o dirigente, é um dos principais motivos para muitos. “O Caminho de Santiago passa por regiões da Espanha, como Navarra, La Rioja, Castilla y Leon, Lugo por igrejas e monumentos históricos construídos no século IX. A peregrinação iniciou por volta do ano 845, o que reserva muitas histórias e lendas. Há também trilhas com paisagens maravilhosas das montanhas, planícies e praias. O peregrino se encanta com a vegetação, as árvores, as flores e com as plantações de uva, trigo e girassol”.
Outros buscam o Caminho como forma de melhorar a saúde física e mental. “Caminhar faz bem para a saúde, pode emagrecer, fortalecer os músculos, reduzir e até acabar com o estresse, com a depressão, problemas de circulação, dores de cabeça, entre outras doenças físicas e psicológicas.
Tudo isso pode ser feito com bastante segurança. O percurso é muito bem sinalizado e o peregrino não divide o mesmo espaço com os veículos. Além disso, não há grandes preocupações com assaltos e violência”.
Há também o aspecto gastronômico. “Para encarar a caminhada, é preciso estar sempre muito bem alimentado. Comida de qualidade é o que não falta por lá. O peregrino poderá saborear as variedades gastronômicas típicas de cada região da Espanha. O cardápio vai se alterando conforme a região. Em geral, a refeição é composta de uma entrada, um prato principal, uma sobremesa, pão à vontade e uma bebida (água, refrigerante, cerveja ou vinho). O menu do peregrino é bastante acessível. Em geral, a refeição custa entre 10 e 15 euros”. Mais um motivo é aprender e praticar línguas estrangeiras, como a espanhola. “O peregrino encontrará ainda diversas situações em que poderá praticar também o alemão, o francês, o italiano e o inglês. Essas são as línguas mais faladas no Caminho de Santiago devido à grande quantidade de peregrinos de todas essas nações”.
Por outro lado, a prática da caminhada ou do ciclismo (já que o Caminho também pode ser percorrido de bicicleta) funciona como estímulo aos amantes do esporte. “O Caminho pode servir como um treinamento antes de enfrentar uma prova de longa distância ou para adquirir condicionamento físico e preparação para uma competição”.
Há os que buscam no Caminho vencer um desafio. “Percorrer 800 km em 30 dias é um grande desafio. Conseguir forças para enfrentar o medo e as adversidades do Caminho de Santiago não é uma tarefa simples. Entretanto, a emoção de conseguir é muito maior que o medo de não tentar”.
Alguns também buscam o Caminho por diversão. “Passar as férias com momentos de muita emoção e conhecer pessoas do mundo inteiro. É possível percorrer sozinho, com amigos ou ainda com grupos de agências de viagem. Mesmo quem optar pela solidão, dificilmente voltará sem fazer ao menos um amigo ao longo do trajeto”.
Além disso, é uma viagem econômica. “Com a valorização da moeda brasileira, realizar o Caminho de Santiago é uma forma econômica de conhecer e fazer turismo por regiões de Portugal, França, Itália e Espanha. Uma peregrinação à Santiago fica entre 30 e 50 euros por dia, ou seja, de 75 a 125 reais. O custo maior fica por conta do transporte (aéreo, trem, taxi ou ônibus) té o início do caminho.
Os albergues paroquiais e municipais – e até mesmo os privados – são bastante econômicos (em torno de 5 a 10 euros). Dão direito a banho e uma cama para dormir”.

No hay comentarios:

Publicar un comentario