lunes, 14 de enero de 2013

Lo que debe saber el Peregrino



O que levar?

De Vladimiro Lemos
Este artigo tem como base a minha experência.
Numa expedição por caminhos talvez desconhecidos, como O Caminho de Santiago, de variados ambientes e desafios, saber o que é essencial levar numa mochila que nos acompanhará mais de 200 km, é meio caminho andado. Pois bem, com base na minha recente experiência, deixo-vos a minha opinião e conselhos.

Preparação fisica: Planeie a sua peregrinação com antecedência. Aconselho que, pelo menos um mês antes da partida, iniciar as suas caminhadas. Experimente, na primeira semana, caminhar todos os dias, no minimo 5 km (mais ou menos 1 hora) com o calçado e roupa que prevê usar na peregrinação. Na segunda semana, alterne entre caminhadas diàrias entre os 5 e os 10km de preferência por pisos e declives variados de forma a simular um verdadeiro caminho. Na terceira semana, aconselho caminhadas diàrias entre 10 - 15km e já com metade do peso que prevê carregar. Por fim, na ultima semana, com o peso total, até para poder testar de forma todo o equipamento e condição fisica, manter os 10 a 15 km de caminhada. Não pense que será muito, e se pensar que não será capaz de cumprir isto num mês, começe dois meses antes com frequência de 4 dias por semana, durante o caminho própriamente dito os seus pés agradecerão a preparação. Não tente contrariar o passo normal só porque lhe nasceu uma bolha ou está desconfortavel num dedo, poderá levar a lesões nas pernas ficando com duas áreas com dores, os pés e pernas. Caminhe naturalmente, se sentir algum desconforto, pare, retire o calçado e verifique qual o problema. Mantenha sempre os pés sem areias ou outros detritos, se parar para descansar e quiser retirar as meias, não as coloque no chão viradas do avesso, sacuda bem as botas e limpe bem os pés antes de voltar a calçar.

Planeamento de distâncias: Planeie as distâncias que pretenderá realizar diariamente. Não fique preso a uma única opção, há dias e "dias", caminhos e estradas...o melhor mesmo é tentar reunir o maximo de informação que conseguir acerca do estado dos pisos de cada etapa que pretende realizar pois, por exemplo, antes da Seara (Ponte de Lima), a calçada é composta com lajes, incertas e algo afastadas entre si, o que dificulta um pouco a caminhada e poderá dar origem a algumas dores musculares. No fundo, esteja aberto a outras opções que não as que tinha pensado antes da partida, pois O Caminho também é vivência, convivio, não é apenas distância. Tenha tudo isso em conta, e embora ajude, não se refugie apenas na musica do mp3 ou do mapa que tem no bolso.

Acima de tudo lembre-se, o melhor guia escrito que poderá encontrar para qualquer caminho será aquele que voçê mesmo poderá escrever depois de percorrer O Caminho, de o VIVER.

  • Calçado/Botas: o que caminhar tem de bom é que já o fazemos natural e instintivamente, pelo que qualquer calçado serve para nos levar do ponto A ao B, no entanto, como vamos, à partida, carregados com mochila, aconselho uma boa bota de caminhada, que protega os tornozelos (ajuda a evitar entorces) e com sola VIBRAM adequadas para longas caminhadas com mochilas. Não é obrigatório, qualquer calçado serve, desde que se sinta bem com ele e já tenha alguns quilometros percorridos. Desaconselho vivamente calçado completamente novo, a estrear.
       Mochila (50 a 65 Litros para os Homens, até 45 para as Mulheres, não querendo parecer machista, mas a razão prende-se com o facto que não deveremos carregar mais de 10% do nosso peso corporal, e este é mesmo o limite máximo. Devem escolher uma que possua apertos e apoios à volta da cintura e peito afim de distribuir o peso por todo o tronco e não apenas as costas. que possua algumas bolsas exteriores de fácil acesso para não a terem de retirar e abrir sempre que necessitem de algo. assim como é importante que possua um local para colocar um camel bag, para terem a água sempre disponível com o mínimo de esforço. Também ajuda a economizar espaço em relação às garrafas, sendo que se não estranharem, enchem o camel bag antes da saída na torneira no albergue).
  • Toalha microfibra ( tal como os nadadores profissionais usam )
  • 2 pares de meias ( para mim foi suficiente, e não andei a cheirar mal, em alternativa poderão levar mais 2 pares e usar umas mais finas dentro das mais grossas. Prefiram meias especiais e de fibras sintéticas, sem costuras, são um pouco mais caras, mais traduzem em maior conforto. Se optarem pelas meias que têm por casa, virem as meias do avesso a fim de evitar que a costura roce directamente com a pele. É uma explicação bastante extensa mas lembrem-se que o principal instrumento da vossa caminha, são os pés.)
  • 3 cuecas (também elas de microfibras, ajudam a respiração e são mais leves, logo também secam mais rápido)
  • 2 a 3 camisolas/t-shirts (também elas de material respirável, sendo que para uma zona como o Minho/Galiza, as long sleeve sejam as de melhor opção, e sempre podem, em caso de calor, arregaçar as mangas).
  • 2 pares de calças ( NUNCA de ganga, são à base de algodão, absorvem muita agua e são difíceis de secar. Existem daquelas que possuem fecho à altura do joelho, perfeitas para se transformar em calções num instante)
  • 1 ou 2 calções de licra (óptimos para, em conjunto com os boxers, reduzirem a fricção entre as pernas)
  • 1 casaco corta vento e impermeavel com capuz (podem também substituir por um impermeável, reduzindo o peso na altura de optar levar um poncho)
  • Saco cama (se tiverem de comprar um, escolham para tempo de primavera, mesmo de verão, as noites podem ser frias)
  • Alfinetes de bebé (pequenos e leves, uma boa alternativa ás molas de roupa)
  • Rolo papel higiénico (porque nunca sabemos quando a natureza chama, e mesmo no albergue convém nunca esquecer de o levar mesmo que não chegamos a necessitar de o usar)
  • Higiene pessoal (desde a pasta e escova dos dentes, sabão azul, óptimo para a pele e roupa, e as senhoras, os seus cuidados especiais)
  • Farmácia (alguns pensos rápidos, pequena garrafa de betadine, laxante, algumas gases e ligaduras, linha e agulha de cozer para rebentar as bolhas, e um desinfectante como substituição ao álcool. Algumas pastilhas para as dores musculares, assim como pomadas para o mesmo efeito, e para relaxamento muscular. Para os que possuem medicação de acompanhamento, não esquece-los. Halibut ou bephantene).
  • Vaselina (para usar SEMPRE, untando bem os pés antes de colocar as meias, ajudará a prevenir a fricção dos pés com as meias, prevenindo as bolhas)
  • Tampões de ouvidos (usar TODAS as noites. Não se achem fortes, e mesmo que fiquem num quarto sem ninguém, o que será improvável, até mesmo impossível, os ruídos no exterior do albergue poderão incomodar. Mais vale jogar pela certa, que ter uma noite mal dormida e acordar já com o cansaço de uma noite muito mal dormida).
  • Chinelos de praia (óptimos para tomar banho e relaxar e arejar os pés depois das caminhadas)
  • Mapa/Guia (um que possua o itinerário e distâncias para ajudar a localizar-se e prevenir alguma desatenção. Embora apenas entre Tui e o Porriño, o caminho esteja algo deficientemente sinalizado, convém possuir um sempre a mão, mas protegido da chuva. Acima, deixo fotos do que eu usei e aperfeiçoei)
  • A Vieira (embora não seja obrigatória, identifica claramente o peregrino)
  • Documentos (convém levar o cartão de saúde europeu, o qual pode pedir na segurança social e é entregue na hora, o cartão de cidadão/BI e cartão multibanco/visa/mastercard no interior da mochila, bem guardados no interior e num local de acesso improvável para tais documentos. Levar no exterior, consigo a fotocópia desses documentos assim como os deverá digitalizar e enviar para o seu próprio email, na eventualidade de acontecer algo mais sério, poderá ter acesso a esses documentos. Juntos com os originais e pretenda levar mais dinheiro, junte-os aos documentos, no exterior não deve carregar mais de 20€ por pessoa a cada dia. É mais que suficiente para os gastos entre albergues)
  • Credencial do peregrino (comprova, através de selos, os locais e dias por onde passou. Basta um selo pelo caminho, por exemplo, no local onde almoçou, o outro será atribuído no albergue. É importante conseguir uma credencial válida, na Sé do Porto vendem a 0,75€ e pode adquirir com antecedência e já vem carimbada, algumas credenciais poderão não ser reconhecidas em alguns albergues e daí não serão carimbadas, inclusive as que estão à venda na net. Em caso de duvidas como e onde obter, visite o pároco da sua área)
  • Carregadores e afins (não esqueça do carregador do telemóvel, se forem aos pares e com o mesmo tipo de telemóvel, basta um deles o carregar, assim como para outras coisas, como mp3, maquina fotográfica. Quanto a esta ultima, convém sempre levar uma bateria extra, não vá a única que tem acabar naquele momento especial e bem fotogénico, mas se conseguir dispensar todas estas tecnologias, mais peso poupa ao seu corpo. Leve também um pouco de fita adesiva tipo MacGyver, poderá necessitar caso algo se rompa. Sacos do lixo são uma boa alternativa para quem desejar manter a sua mochila e pertences secos. Um dentro da própria mochila com os tecidos dentro, e outra a cobrir o exterior da mochila, não chuva que lhe pegue e não corre o risco de não ter o que vestir ou onde dormir).
  • Pulseira repelente de insectos (atada a algum sitio da mochila, são perfeitas. Duram cerca de 15 dias e visto que a mochila dorme junto a nós, não somos incomodados durante a noite)
  • Canivete, saca-rolhas, abre-latas e uma colher (comprei um canivete muito bom na Decathlon, desculpem a publicidade, mas possuí uma excelente faca, um abre-latas, um saca rolhas, um garfo e uma colher. Tudo num instrumento ligeiramente do tamanho do telemóvel mais básico do mercado, e que me foi, por várias vezes, muito útil)
  • Lanterna (basta uma pequena, muito leve e portátil, de preferência que possua dínamo para carregar, evitando o peso das pilhas. Servirá para se descolar de noite entre a cama e a casa de banho, nunca deve acender a luz depois da hora de recolher e aponte a luz sempre para o chão. Aliás, o descanso é algo que todos os peregrinos merecem, hoje são os outros a necessitar de descansar, amanhã será você a merecer que não incomodem)
Claro que neste tipo de peregrinação também há aquilo que não se deve levar, como pijama, estojo de pintura e limpeza de pele, tenda... só para enumerar exemplos. 
Depois há os opcionais, como um polar, calções, uma camisolita a mais só para dormir... Confesso ter levado estes "opcionais" não essenciais. Para dormir, usa-se a roupa do dia seguinte, e não há problemas se não vamos parecer bem vestidos ou a cheirar a frescos, somos peregrinos e de todas as formas, vamos transpirar. Se tiver frio, várias camadas de roupa funcionam melhor que uma só. Duas long sleeve e o casaco corta vento, funcionam na perfeição. No fim, quanto mais peso poupar, o seu corpo, especialmente as pernas e pés, agradecem.
 Um apito poderá ser útil, preso com um fio ou mosquetão de forma a que possa soprar nele sem tirar a mochila. Os acidentes acontecem, quando menos se espera, e poderá ser uma boa forma de pedir ajuda.
O bastão ou cajado, embora ajudem, não são obrigatórios, e se necessitarem de ajuda numa subida, a natureza oferece. O local mais complicado (no caminho português) é a Serra da Labruja, e lá não falta pequenos ramos caídos que ajudarão na sua subida.
Algo que ajuda, ter barras energéticas, ou semelhantes, ou frutos secos, que com a agua, darão um extra de força. Não exagere nos produtos energéticos, um por dia é suficiente, e só quando achar que está quase no limite das suas capacidades, senão poderá causar-lhes várias corridas ao WC.
Alimente-se com regularidade, com fruta e agua, não deixe o seu corpo a pedir essas coisas, será mais difícil recompor o seu equilíbrio logo, tornará a caminhada mais penosa. Planeie o seu percurso nesse sentido pois irá passar por várias localidades entre albergues onde não encontrará locais para reabastecer, e em Espanha, aos domingos e feriados, o comércio geral fecha.
 Nos albergues, por norma, terá todos os utensílios necessários para poder cozinhar as suas refeições, e de certo encontrará por perto um local onde poderá comprar os mantimentos.

No fim de tudo, respeite os outros peregrinos e a natureza, não abandone lixo durante o percurso, se tinha, por exemplo uma embalagem consigo durante já algum tempo, guarde a embalagem até ao próximo caixote e em certos locais evite caminhar sozinho.
BOM CAMINHO

No hay comentarios:

Publicar un comentario