jueves, 14 de febrero de 2013

Camino de Papel




Capa do livro “Pedras do Caminho, meu encontro
no Caminho de Santiago de Compostela”

PEDRAS DO CAMINHO
Um desafio possível por
qualquer pessoa...

Inicialmente relatada neste blog, minha primeira peregrinação a pé a Santiago de Compostela – pelos 800 quilômetros do Caminho Francês, desde Saint Jean Pied de Port – gerou um livro, acrescido de textos e fotos inéditos, que apresenta a mística do Caminho de Santiago como um desafio possível por qualquer pessoa, como eu, como você, como milhões de peregrinos que já trilharam o Caminho, seja por aventura, turismo, ou devoção ao Apóstolo.
O lançamento de “Pedras do Caminho, meu encontro no Caminho de Santiago de Compostela”, junto com uma exposição de fotos da peregrinação, acontecerá no dia 11 de março, das 16 às 18h30, no Teatro Guarany, na Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico de Santos – com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Será um evento simples, como simples é o Caminho de Santiago – o “Caminho das pessoas comuns”, como disse o escritor Paulo Coelho, em seu famoso “O diário de um mago”...
O Caminho Francês é o mais tradicional entre as rotas que levam a Santiago de Compostela, a Capital da Galícia, sendo considerado um excelente exercício de superação. Nesse sentido, o livro pode servir de ajuda a todos que duvidam de sua força interior, pessoas de qualquer idade, classe social, religião.
O livro mostra que não há limites para o ser humano e o imponderável é uma constante nas relações humanas. Uma pessoa nem sempre conhece sua força e, para projetá-la, tem que estar atenta e agir como um guerreiro, pois, no dia a dia, sempre enfrentará “demônios”, sejam na forma de pessoas, animais, uma árvore, ou mesmo um peregrino...
O livro é uma grande reportagem, desenvolvida por meio de observações, opiniões, a partir de minha visão de mundo, e entrevistas com personagens do Caminho: peregrinos, hospitaleiros, religiosos, os moradores dos inúmeros pueblos que nasceram e se mantém em função da peregrinação a Santiago de Compostela. Nesse sentido, meu foco narrativo é, ao mesmo tempo, de personagem e testemunha.
Peregrinei o Caminho Francês durante 29 dias, em junho/julho de 2009. No ano seguinte, Ano Santo – quando o Dia de Santiago, 25 de julho, cai em domingo -, realizei a peregrinação pelo Caminho Português, desde Oporto – 240 quilômetros em 10 dias. Em 2012 foi a vez do Caminho Aragonês, de Somport a Puente la Reina – cerca de 180 quilômetros em 8 dias. As duas últimas viagens também estão relatadas neste blog e serão formatadas em livros, para compor a trilogia “Pedras do Caminho”.
Em junho próximo, como anunciei no post anterior, peregrinarei o Caminho Sanabrês, a partir de Zamora, até Santiago de Compostela – um trajeto de 400 quilômetros, que pretendo percorrer em 16 dias.
Pedras do Caminho, meu encontro no Caminho de Santiago de Compostela” foi editado por Titan Comunicação, no formato 21 cm x 15 cm, com 152 páginas e preço sugerido de R$ 29,00, com parte da renda revertida à Casa da Esperança, de Santos, que atende crianças e adolescentes carentes, portadores de comprometimentos motores, mentais e sensoriais.
Após o lançamento, o livro estará à venda nas principais livrarias de Santos e São Paulo e também poderá ser solicitado pelo e-mail titan.com@uol.com.br, cujo valor será acrescido de despesas postais. Informações pelos telefones (13) 3284.2373 / 9147.6668.

No hay comentarios:

Publicar un comentario